Curso TPS 2009 SIC

Curso de Técnicas de Protecção e Segurança 2009

09/09/2007

Objectivo do treino Force on Force

Durante um curso, recentemente, um aluno, a meio da aula perguntou: Para que serve isto?
Esta pergunta é o pior pesadelo do formador, a não ser que a encaremos como uma boa oportunidade de fazer passar a nossa mensagem a toda a turma, há sempre mais alguém que quer colocar a pergunta mas não tem coragem.

O Force on Force é novo, tão novo, que foi a segunda vez que foi ministrado em Portugal, assim é lógico, e legitimo, que esta pergunta apareça. Nos exercícios o meu colega e eu usamos um misto entre exercícios de Shoot/No Shoot, nos quais se simulou situações do dia-a-dia, alternando com exercícios de combate em duelo, ou contra múltiplos adversários, naquilo que constitui uma versão mais dinâmica de Force on Force.

O que o aluno não percebeu foi o motivo pelo qual os formandos não eram corrigidos, quando perdiam os cenários. Ora, a ideia do formador, foi exactamente demonstrar aos alunos isso mesmo, que muitas vezes perdem pelo simples facto de não estarem a pensar, ou por não terem respostas para as situações, o que revela a necessidade de treino de forma gritante ao aluno, ou porque as respostas que adoptam são erradas ou estão formatadas de forma errada por quem os ensina a nível institucional, com todo o respeito pelos colegas, ou ainda e fundamentalmente porque entram em loop ou visão de túnel porque estão stressados.

Fundamentalmente o Force on Force ensina a pensar, e a perceber as nossas limitações em combate, ensina também boas técnicas, se o formador quiser, para colmatar essas fraquezas e torna-las forças, mas numa primeira fase há que desmontar o que está mal, se não como ensinamos um aluno se ele está convicto de que tudo o que sabe lhe chega, ou é bom e não necessita de mais?

Sem comentários: