Curso TPS 2009 SIC

Curso de Técnicas de Protecção e Segurança 2009

15/11/2007

Mercado de formação

Hoje, no mercado Português de formação policial, estão implantadas, ou em fase de implementação, uma série de instituições/empresas de treino policial. Tal facto é normal, o mercado é apetecível, porque é rentável, e para além disso a concorrência beneficia sempre o consumidor, se não houverem falhas de mercado, claro está.

Paralelamente a estas empresas, temos alguns freelancers a surgir, o problema que se coloca a estes indivíduos, é que ao contrário das empresas especializadas que nos trazem, em alguns casos, alguns dos melhores e mais experientes instrutores do mundo, normalmente oriundos de equipas SWAT, ou de forças especiais militares, estes freelancers, não têm nem os conhecimentos, nem a experiência, logo falta-lhes a "autoridade", que estas duas componentes imprescindíveis conferem.

Põe-se assim três questões:

Quanto aos freelancers, dos que conheço, e são quase todos (digo eu...), a mim pessoalmente, não me oferecem credibilidade suficiente, embora não estenda este raciocínio á sua totalidade, claro está.

Quanto aos preços que as empresas cobram, estão ao nível do mercado internacional, ou seja com o preço correcto, resta saber se o policia português pode, de facto, suportar esses custos, o tempo o dirá... embora deva reiterar que alguns profissionais que têm vindo ao nosso país, no passado recente, até valem mais do que os valores cobrados.

Quanto á qualidade da oferta, o conceito de mão invisível de Adam Smith, pai da economia, ensina que ele, o mercado, se corrigirá de per si, sem intervenção, ou quase nenhuma de terceiros, assim os preços ajustar-se-ão naturalmente face ao poder de compra, e a qualidade deverá ser visível, e sobressair entre a quantidade.

Como nota final, deixo ao critério de cada um as escolhas que faz, e com quem decide aprender, eu como estou "mal habituado", sou muito exigente nas minhas escolhas, mas gosto sempre de espreitar coisas novas, porque em todo o local se aprende algo de novo e útil.

Sem comentários: